A cada ano a Google lança uma atualização para o Android, sistema operacional da empresa. A última versão que foi anunciada oficialmente pela desenvolvedora foi o Android 10, que quebrou a tradição e não traz o nome de um doce junto à sua versão.
O novo sistema trará recursos que ainda não estão disponíveis na versão pura do Android, como gravação da tela de forma nativa e dentre outras novidades. Veja neste post mas informações sobre o novo Android!
SOBRE O LANÇAMENTO
Nem todos os modelos de smartphones receberão a atualização para o novo Android. Isso depende da política de cada fabricante, que irá decidir quais aparelhos serão atualizados. Às novas gerações ou aparelhos lançados até um ano antes geralmente recebem o novo sistema.

Geralmente às marcas que disponibilizam para seus clientes mais atualizações são: Motorola, Xiaomi e Samsung (linhas S e Note). Apesar disso, nem todas liberam a atualização de forma rápida, sendo preciso aguardar meses para que o software receba o upgrade.
FABRICANTES QUE ATUALIZAM MAIS RÁPIDO:
- Google;
- OnePlus;
- Samsung;
- LG.
A chinesa Xiaomi costuma efetuar adaptações no Android para que seja compatível com a MIUI, sistema operacional da empresa. Esse processo faz com que os dispositivos demorem para receber o que há de mais novo no mercado.
LEIA TAMBÉM:
- Ranking indica smartphones mais vendidos no primeiro semestre de 2020; Apple lidera;
- Recém anunciados no Brasil, nova linha Galaxy traz muita expectativa; confira!
- CNH Social poderá ser lançada em breve; veja o que sabemos.
PRINCIPAIS NOVIDADES
Assim como de costume, a Google corrigiu os bugs e falhas relatados pelos usuários no Android 10. Logo, o novo sistema está mais estável e com menos problemas, como a drenagem excessiva de bateria e dentre outros.
Mas não para por aí, novos recursos e funções também foram implementados no Android 11. A maioria deles já estão disponíveis de forma nativa na MIUI 11. Confira!
1º GRAVADOR DE TELA NATIVO
Por ora ainda não é possível saber quais serão às configurações do gravador de tela nativo do sistema. Acredita-se que será básico e não terá suporte para jogos, por exemplo. Porém, é um recurso que certamente trará mais praticidade para os usuários.

Essa funcionalidade já está disponível nas versões personalizadas do Android, como software da Samsung ou Xiaomi.

2° NOVAS FUNÇÕES NO BOTÃO POWER
Ao manter o botão de liga/desliga pressionado surgem algumas opções de acesso rápido, tais como: desligar, reiniciar, ativar o silencioso ou colocar em modo avião. A novidade consiste em novos atalhos práticos. Veja:

Será possível controlar luzes sem fio e demais aparelhos eletrônicos que estejam conectados na sua rede Wi-Fi. Além disso, os atalhos poderão ser personalizados para inserir mais informações, como um contato de emergência, por exemplo.
3° NOTIFICAÇÕES PRIORITÁRIAS
O usuário poderá distinguir às notificações comuns de conversas em redes sociais. Veja:

Com isso, será possível cadastrar aplicativos como Instagram, WhatsApp, Messenger e Twitter para aparecerem em uma área específica da barra de notificações.
4° SCREENSHOT APRIMORADO
A partir do Android 11 a captura de tela será dinâmica, permitindo edição fora da galeria. Da mesma forma que a primeira opção, esta também está disponível na MIUI.

Para quem busca novidades e funções práticas para o dia a dia é indispensável a utilização de um software modificado, como o presente na linha Note da Samsung, que está sempre inovando para trazer mais produtividade.
Fonte: Google.