Celular espião? Função secreta permite ouvir conversas à distância no Android | Tutorial

0
3207
celular

Proprietários de smartphones Android têm à disposição um recurso nas configurações de acessibilidade que transforma o aparelho em uma espécie de “microfone espião” possibilitando ouvir o áudio capturado no ambiente utilizando um fone de ouvido Bluetooth.

Essa função pode ser encontrada nativamente em celulares com o sistema operacional do Google, no entanto, também é possível fazer o download de um aplicativo na Play Store que entrega o mesmo recurso, mas com melhorias pontuais no funcionamento, como a possibilidade de salvar o áudio gravado para ouvir depois e ser alertado via e-mail quando a captura encerrar.

Confira o passo a passo abaixo!

Ative o recurso no Android

Neste tutorial utilizaremos um celular da Samsung rodando a interface OneUI, por isso é possível que o caminho descrito a seguir não seja o mesmo no seu aparelho se for de outra marca

Se não conseguir encontrar essa função no seu dispositivo recomendamos que faça o download do aplicativo listado a seguir, visto que esse método é universal.

1º Passo:

No seu smartphone procure por “Configurações” e desça o menu até encontrar a seção “Acessibilidade“; caso queira, use a barra de pesquisa para localizar mais rapidamente.

Após ter encontrado o menu de acessibilidade procure por “Melhorias de audição” e toque sobre, com isso você verá mais recursos relacionados à captação remota de áudio.

Imagem 1:

Android
Função de acessibilidade do Android.

Imagem 2:

Android
Função de ‘Melhorias de audição’ no menu de acessibilidade.

2º Passo:

Nesta etapa habilite a função “Amplificar o som do ambiente” para ser possível habilitar a ferramenta que permite escutar sons distantes. A ativação pode ser feita descendo a barra de notificação e clicando no ícone de play ou arrastando o botão localizado na lateral direita da tela.

Lembrando que para ouvir à distância o áudio capturado pelo microfone do aparelho é preciso estar com os fones de ouvido pareados no celular.

Celular Android

3º Passo:

Por último, caso queira também é possível escolher ações que serão usadas para ativar a função de amplificar o som ambiente. Recomendamos que mantenha ativado todos os três atalhos: tocar no botão, pressionar as teclas de volume e botões laterais.

Para desativar essa função basta seguir o mesmo caminho, mas desmarcar a função referente ao amplificador de som, conforme mostrado nos passos 1 e 2.

Ações para ativar o amplificador de som.

Ative a função no aplicativo para Android

O aplicativo usado para “espionar” o som do ambiente remotamente é o Ear Scout, plataforma que possui uma avaliação de 4,4 estrelas no Google Play podendo ser baixado gratuitamente por usuários do Android e se destacando por possibilitar a gravação do áudio e ajustes com o equalizador.

1º Passo:

Após ter baixado o app na Play Store abra-o e aceite os termos de uso, feito isso você encontrará na página principal a função de equalizador para ajustar os elementos do áudio.

Clicando em “gravador” é possível iniciar a gravação manualmente tocando no botão “REC”, ver os arquivos salvos e configurar o início automático.

2º Passo:

Ao terminar a gravação clique em “Arquivos” e o áudio estará pronto para ser reproduzido ou permanentemente deletado.

Quer saber mais? Assista ao vídeo:


Gostou dessa dica do canal? Sabia desse recurso do Android? Compartilhe o post com seus amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui