Como atualizar o Galaxy S20 FE para a One UI 5.0 baseada no Android 13 | Tutorial

0
2266

A Samsung lançou para vários smartphones a interface One UI 5.0 baseada no Android 13 trazendo melhorias gerais no funcionamento do sistema e novos recursos para os usuários, como aprimoramento nas configurações de privacidade, customização através do modo Material You, do Google, e o Painel de Compartilhamento para proteger os dados pessoais dos usuários.

Essas novidades foram disponibilizadas para vários smartphones da marca sul-coreana, incluindo modelos intermediários e avançados. A atualização segue o cronograma definido pela empresa, por isso alguns aparelhos recebem antes de outros.

No caso do Galaxy S20 FE, os proprietários do telefone podem baixar e instalar manualmente o software para ter à disposição as novas funções anunciadas pela Samsung.

ALERTA! Esse procedimento não resulta na perda dos arquivos do celular, no entanto, recomendamos que faça um backup na nuvem ou em uma mídia de armazenamento externo para poder recuperar fotos, vídeos e documentos em caso de problemas.

Downloads

Todos os arquivos disponibilizados a seguir foram passados no antivírus ESET e não foi constatado nenhum arquivo malicioso.

Baixe a One UI 5.0

O arquivo da ROM que será instalado no seu celular pode ser baixado diretamente do site SamMobile, mas para isso é preciso ter um cadastro criado. Isso pode ser feito rapidamente informando seu nome de usuário, um endereço de e-mail válido e senha — clique aqui.

Com a conta criada, o usuário deve descobrir qual o número de modelo do aparelho para baixar a versão correspondente ao dispositivo. É preciso tomar cuidado nesta etapa para não acabar salvando a interface de outro smartphone, se isso acontecer podem surgir erros na instalação.

  1. No menu de apps procure por ‘Configurações‘ e toque sobre;
  2. Desça a página e vá em ‘Sobre o telefone
  3. Por último, procure por ‘Nome do modelo‘ e anote o código referente ao seu celular.

Agora, acesse a página do SamMobile (clique aqui) e procure pela versão de firmware correspondente ao seu dispositivo e faça o download. Esse processo pode demorar alguns minutos (ou até horas) dependendo da sua conexão com à Internet.

Instale a One UI 5.0

No seu computador, baixe e faça a extração dos arquivos comprimidos do Odin e o Driver USB da Samsung, para isso use o aplicativo WinRAR.

Lembrete: faça um backup dos arquivos antes de continuar!

1º Passo:

Primeiramente, extraia os arquivos do Driver USB da Samsung e toque duas vezes sobre o aplicativo e faça a instalação no seu computador.

Com os arquivos extraídos no seu PC, abra o Odin3 (download acima) clicando no aplicativo executável e selecione os arquivos solicitados pelo programa. Os arquivos que devem ser selecionados são os que foram previamente baixados do SamMobile.

A ordem para carregamento é a seguinte: BL, AP, CP, CSC e USERDATA — este último está identificado na pasta como “HOME_CSC”).

2º Passo:

Nesta etapa, desligue o seu Galaxy S20 FE pressionando sobre o botão lateral e clicando em ‘Desligar’, em seguida conecte o cabo USB Tipo-C no conector do celular e na entrada USB do computador. É recomendado ter no mínimo 80% da bateria carregada nesse procedimento.

É importante que o cabo para transferência de arquivos seja de boa qualidade e não esteja com mau-contato, caso contrário a instalação poderá falhar.

3º Passo:

Com o telefone desligado pressione as seguintes teclas simultaneamente: VOLUME PRA CIMA, VOLUME PRA BAIXO E POWER (os três botões da lateral direita). Isso fará com que o smartphone entre no modo desenvolvedor permitindo resetar as configurações ou instalar uma nova ROM.

Assim que a primeira tela aparecer aperte Volume+ e retorne ao computador no programa Odin3 e clique no botão ‘Start’, no menu inferior.

4º Passo:

Pronto, assim que a primeira barra superior ficar completamente verde significa que o processo foi devidamente concluído e o celular será automaticamente reiniciado com a One UI 5 e o sistema operacional Android 13.

Ficou com dúvidas? Assista ao vídeo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui