Como controlar sua Smart TV pelo smartphone Android e iOS | Tutorial

Aplicativo gratuito para Android e iOS transforma o smartphone em um controle remoto completo.

0
14356
controle-smart-tv

O controle remoto é um acessório que ainda acompanha as Smart TV permitindo navegar na interface no sistema sem usar os botões físicos presentes na estrutura do aparelho. Apesar de útil, esse objeto vem sendo pouco usado com a popularidade dos aplicativos para smartphone.

Através da plataforma móvel o usuário pode controlar o volume, canais e outras configurações da televisão desde que tanto a Smart TV quanto o celular (Android ou iOS) estejam conectados na mesma rede Wi-Fi ou com cabo de Ethernet (RJ-45).

Para isso é possível usar diferentes opções de aplicativos, porém o mais completo e intuitivo suportando vários serviços de streaming é o Google TV, serviço que costuma vir instalado nativamente em alguns modelos de smartphones Android também podendo ser baixado na Play Store e App Store.

Confira abaixo o passo a passo (download no final da matéria!)

Controle a Smart TV pelo celular

Conforme destacado acima, ambos os dispositivos devem estar conectados na mesma rede de Internet, caso contrário o aplicativo não encontrará a sua televisão. A interface é idêntica no Android e iOS, portanto o tutorial a seguir também é válido para o sistema da Apple.

Ao acessar a conta pela primeira vez é possível escolher os serviços de streaming que costuma usar — Prime Video, HBO Max, Paramount Plus, etc. — para ver na íntegra o catálogo de filmes, séries e documentários disponíveis em cada plataforma, incluindo a avaliação no Rotten Tomatoes.

1º Passo:

Logo ao abrir o Google TV conceda acesso às permissões necessárias (Wi-Fi, GPS, etc.) e em seguida clicar na opção “Adicionar seus serviços” na Home do aplicativo.

Posteriormente selecione seus serviços de streaming mais usados a fim de ajudar a personalizar sua experiência com o aplicativo no smartphone, tablet e TV.

Para ativar o controle remoto toque sobre a opção ‘Controle da TV‘ e aguarde enquanto o aplicativo pesquisa pelos aparelhos conectados na mesma rede. Assim que for encontrado faça o pareamento com sua televisão.

2º Passo:

Após encontrar sua TV toque sobre ela e digite no Google TV o código de seis dígitos exibido no aparelho, para que o pareamento seja autorizado.

Não é possível conectar sem o smartphone ao televisor sem informar esse código de segurança, por isso reforçamos a necessidade dos dois estarem vinculados na mesma rede Wi-Fi.

3º Passo:

Quando o pareamento for feito você verá no smartphone a interface do controle virtual para navegar entre as opções da Smart TV, como o catálogo de filmes e canais de televisão.

No retângulo superior basta passar o dedo para cima, baixo, esquerda ou direita servindo como se fosse os botões do controle físico. Mais abaixo há a seta para retornar à página anterior, home e o botão para acionar o Google Assistente — esse recurso requer a permissão do microfone!

Os três últimos botões, por sua vez, servem para mutar o som do conteúdo reproduzido, diminuir e aumentar o volume, respectivamente.

Interface do controle remoto do Google TV. (Imagem por Wislon Tuber).

Baixe o aplicativo

Quer saber mais? Assista ao vídeo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui