Segurança no Whatsapp é prioridade com novas atualizações

0
4964

As redes sociais costumam oferecer uma série de recursos que aumentam a segurança dentro da web. A segurança no Whatsapp é um tema ainda mais discutido agora porque novas atualizações trouxeram novamente a busca por acabar com essa preocupação por parte da empresa.

Claro, as mudanças no aplicativo não se limitam a essa parte apenas. Nos últimos anos conseguimos observar o empenho do mensageiro em oferecer alterações que contribuam para a melhor experiência do usuário. Em 2023, focando bastante no designer.

No entanto, a segurança na web está se tornando um tema mais relevante a cada ano, principalmente com a digitalização de muitas ações. 

Hoje vamos mostrar como os novos recursos oferecidos pelos desenvolvedores conseguem ser úteis para sua segurança dentro da rede. 

Segurança no Whatsapp e a proteção de seu IP:

Um dos novos recursos está relacionado a proteção de seu IP durante chamadas. No momento ainda não está disponível para todos, apenas para alguns testadores betas, porém, há informações importantes sobre o que esse novo recurso poderá oferecer para os usuários.

Em primeiro lugar, esse novo recurso de privacidade busca oferecer uma camada extra de segurança a partir de uma retransmissão de privacidade para chamadas. Assim, tanto a chamada de voz como a de vídeo, ganham mais segurança, dificultando para que pessoas consigam seu endereço de IP.

Proteção de IP no Whatsapp

Fonte: Site Wabetainfo, 2023

Segundo informações do Wabetainfo, o Whatsapp pretende introduzir esse recurso em uma nova atualização. Tanto usuário do iOS como do Android poderão aproveitar de uma maior segurança no Whatsapp.

Ainda seguindo essas informações, é mencionado que teremos uma nova seção nas configurações das chamadas. Ela será destinada somente para escolher ter uma experiência mais segura durante as ligações de voz e vídeo. A opção “Proteger endereço IP em chamadas” representa uma grande mudança.

Saiba também que isso pode alterar bastante a qualidade da chamada. Ela ainda será criptografada de ponta a ponta. Entretanto, pela segurança no Whatsapp ser maior, tendo em vista que elas serão retransmitidas por meio dos servidores do próprio aplicativo, a qualidade da ligação poderá ser reduzida. Exatamente por esse motivo que os usuários terão a opção de aplicar ou não.

Olhando pelo lado lógico, o recurso será muito útil para realizar chamadas com pessoas que não conhece, por exemplo. Assim, você terá uma anonimato durante todas as suas ligações. Lembre-se que pode desativar o recurso a qualquer momento. 

Verificação de conta mais segura:

A proteção do endereço de IP em chamadas é apenas uma das várias novidades que o aplicativo oferece hoje. Um novo recurso de chave de acesso para verificação de conta está disponível para testadores beta. 

O processo de login no Whatsapp é um tema recorrente entre os usuários. Apesar de não causar tantos problemas, acontece casos de não existir uma maneira simples de realizar a verificação no sistema. O recurso em questão irá oferecer maior facilidade, comodidade e segurança no Whatsapp. 

Segurança no Whatsapp: verificação de conta

Fonte: Site Wabetainfo, 2023

No geral, a chave de acesso funcionará como um código para que o utilizador tenha mais facilidade ao realizar o login. É uma combinação de números pequena, e junto a ela haverá a proteção de que apenas os dispositivos autorizados podem ser verificados. Também é possível que utilize informações biométricas, impressão digital e até mesmo o rosto para verificar se é você mesmo. 

Segundo as informações do Wabetainfo, o recurso está disponível apenas para uma quantidade seleta de usuários no momento, os testadores beta. É fundamental que essas pessoas possuam a versão mais recente do aplicativo para testar. 

Quanto à chave de acesso, você não precisa se preocupar, pois toda a sua segurança está garantida por gerenciadores de senha como o Google Password Manager. Assim a segurança é garantida.

Para finalizar, com esse armazenamento da sua chave de segurança, é possível ter maior velocidade em muitas ações. Afinal de contas, como a verificação acontece de uma forma muito direta, a necessidade de proteção aparece apenas nesse momento, logo depois o usuário terá maior velocidade na navegação.

Segurança no Whatsapp de ponta a ponta:

Por fim, gostaria de falar um pouco sobre o recurso que busca oferecer uma verificação automática de segurança para a criptografia de ponta a ponta. Ele também estará disponível para um determinado número de usuários na versão beta.

Bem, desde o início do ano de 2023 ficou claro que o Whatsapp estava focando na segurança do usuário. Segundo a própria empresa, no decorrer do ano novas atualizações surgiriam gradativamente. 

Criptografia automática e segurança

Fonte: Site Wabetainfo, 2023

Como você pode notar, o Whatsapp agora introduziu uma nova tela de verificação da criptografia. Agora, o próprio aplicativo irá analisar se as mensagens estão realmente criptografadas e fará de maneira automática, deixando o utilizador mais tranquilo. O recurso, também chamado de “transferência de chave”, contribui para a segurança pois oferece uma verificação se estamos utilizando uma conexão segura.

Um ponto importante a mencionar é que, mesmo com a verificação automática, o mensageiro pretende continuar oferecendo a manual. Isso porque, pelo menos por enquanto, ainda podem ocorrer problemas com o recurso. Busque sempre realizar essas verificações de segurança.

A segurança no Whatsapp se reforça bastante com esse último recurso. Além da maior segurança, também existe mais velocidade na verificação, visto que ocorre de forma automática. 

Bem, logo esse recurso chegará a todos! Claro, aqueles que desejam utilizar necessitam atualizar seu aplicativo. Atualmente apenas os testadores betas possuem acesso possuem acesso ao aplicativo, no entanto, nas próximas semanas muitos outros usuários poderão começar a utilizar!

✨WHATSAPP ATUALIZOU✨ CHEGOU alguns RECURSOS para aumentar a Segurança e Privacidade

Conclusão

Podemos notar aqui um grande desenvolvimento de recursos que visam aumentar a segurança do usuário na internet. A preocupação do Whatsapp não é apenas o que o usuário faz dentro da rede que pode prejudicar sua privacidade, mas o que ele faz fora dela também.

A segurança no Whatsapp nunca foi um tema tão marcante como atualmente. Vale lembrar que hoje você pode até mesmo realizar pagamentos a partir do mensageiro. Apesar de ser um grande facilitador, também é um fato que essas alterações precisam ser bem alinhadas com a confiança no app. 

Se você gostou dessas novidades, fique de olho na chegada delas para todos os usuários nas próximas semanas. 

Baixe o WhatsApp beta mais recente abaixo:

É OFICIAL! COMO ser Testador Beta do WHATSAPP – Receba os NOVOS RECURSOS!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui